Saúde ultrapassa marca de 50 milhões de doses de vacinas covid-19 distribuídas em todo o Brasil

Saúde ultrapassa marca de 50 milhões de doses de vacinas covid-19 distribuídas em todo o Brasil Mais uma remessa de imunizantes da Fiocruz e do Butantan começa a ser enviada a todos os estados e DF nesta semana.

OMinistério da Saúde está ultrapassando a marca de 50 milhões de doses de vacinas covid-19 distribuídas em todo o Brasil desde o início da campanha, em 18 de janeiro. Isso porque, nesta semana, mais 6,3 milhões de doses serão enviadas para todos os estados e Distrito Federal – com esse novo lote, a pasta já coordenou a distribuição de mais de 53,9 milhões de doses desde o início da campanha de vacinação.

A remessa conta com 3,8 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e com 2,5 milhões de doses da Coronavac, do Instituto Butantan, ambas produzidas no Brasil com matéria-prima importada. O envio, de forma proporcional e igualitária entre as Unidades Federativas (UFs), ocorre a partir desta sexta-feira (16/4).

De acordo com o 11º informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), mais um grupo prioritário será atendido: o de idosos entre 60 e 64 anos. Também estão sendo destinadas doses para idosos entre 65 e 69 anos, trabalhadores da saúde e forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia.

Nessa leva, parte das vacinas será destinada para a primeira dose de idosos entre 60 e 69 anos, trabalhadores da saúde e forças de segurança e salvamento e Forças Armadas. Outra parcela dos imunizantes irá vacinar pela segunda vez trabalhadores da saúde, idosos entre 65 e 69 anos, além de 100 mil moradores do Amazonas – essas vacinas são referentes ao Fundo Estratégico da segunda pauta de distribuição, em janeiro, que disponibilizou mais doses ao estado por conta da situação epidemiológica local.

O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para as doses da Fiocruz. A estratégia de distribuição para aplicação da primeira e segunda doses é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios.

Confira aqui a divisão das doses para cada estado e DF.

BRASIL IMUNIZADO

O Ministério da Saúde está coordenando a 13ª pauta de distribuição de doses para a campanha de vacinação contra a covid-19, iniciada no dia 18 de janeiro, já alcançando aproximadamente 30,1 milhões de brasileiros. Até o momento, mais de 31,9 milhões de doses foram aplicadas em todo o País. O andamento da vacinação pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS. 

Marina Pagno
Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 2351
Deixe uma resposta